Amparo, SP - 13901-072, Brasil
+55 (19) 9 9998-8444
rccintra@gmail.com

Empreendedorismo digital em 2020

Serviços e Produtos que são tendências

Empreendedorismo digital em 2020

empreendedorismo digital, empreender, empreendedor

Entenda neste artigo, como empreender online em 2020

empreendedorismo digital, empreender, empreendedor

Empreendedorismo digital em 2020

Como o empreendedorismo digital está mudando o mercado?

O mundo digital abriu espaço para uma nova forma de atividade que conquistou quem queria ser o próprio chefe, mas não tinha capital para investir em uma estrutura física. De acordo com dados da Global Entrepreneurship Monitor foram contabilizados mais de 58 milhões de atividades empreendedoras no Brasil, numa faixa etária de idade entre 18 e 64 anos. 

Esses dados ainda nos mostra que, a maior parte dessas atividades empreendedoras foram digital, isso só prova o quanto a internet é um campo de oportunidades para quem quer empreender em casa ou qualquer lugar do mundo.

Se você tem uma visão de um negócio e quer transformar ele em algo concreto o empreendedorismo digital é um modo de você viabilizar esta ideia.

 

empreededorismo, vender online

O que é empreendedorismo digital?

É, de uma forma resumida, ter um negócio online. A empresa em questão pode comercializar produtos ou serviços através da internet, sem que o cliente precise de deslocar.Alguns empreendimentos que nascem e funcionam essencialmente de forma digital e tem outros que converteram-se ao mundo online. 

Várias marcas e redes gigantescas, instaladas em diversas cidades, optaram por fazer vendas online também, objetivo era chegar a um público ainda maior de uma forma mais prática e barata.

Mais a maioria esmagadora das vendas na internet são feitas por micro e pequenas empresas. O levantamento realizado pelo Sebrae e pelo E-commerce Brasil revelou que 90% das transações são realizadas por negócios com um rendimento anual de até R$ 3,6 milhões.

Os dados revelam que, apesar de grandes marcas entrarem na competição, o cenário é dominado pelos pequenos empreendedores. As marcas podem ter vantagem do ambiente online para estabelecerem uma relação mais próxima com os clientes e, além disso, beneficiam-se da facilidade em atingir os mais diversos nichos de mercado.

Um dos grandes exemplos desse tipo de negócio é a Netshoes, que atingiu uma receita bilionária rapidamente comercializando materiais esportivos pela internet. Tem também as empresas que comercializam os cursos online, as pessoas que criam sites ou blogs e conseguem monetiza-los com estratégias de Marketing Digital e as plataformas, que comercializam softwares e outras soluções tecnológicas para outras empresas através da internet.

empreendedorismo digital, empreendedor, empreender, empreender online, vendas online

 

 

Por que tanta gente investe nesse tipo de negócio?

A conexão com a internet qualquer lugar do mundo pode ser a sede da sua empresa. Lógico que as várias vantagens do empreendedorismo digital que cada vez mais se torna bem sucedido. Por conta disso, vários fatores impulsionadores e um deles é a expansão do acesso à internet no Brasil e no mundo. Segundo os dados do IBGE, mais de 90% da população brasileira está conectada.

E isso facilita muito a logística da criação do negócio ou serviço, e  também justifica o seu objetivo. Tendo várias pessoas online, fica bem mais fácil de encontrar o  público-alvo, a ser atingido. 

Um ponto bem positivo é a redução drástica dos custos iniciais de abertura e manutenção da empresa. Por exemplo uma loja física, demanda o investimento em uma  locação de sala/ponto comercial, possíveis reformas, contas de água, eletricidade, internet, etc.

Já em um negócio online, as despesas são descartadas de cara, uma vez que não é preciso ter um local fixo para se trabalhar. Com um computador e uma boa há gastos com registro de marca, de domínio, hospedagem do site, mas nem se comparam com os gastos de um loja física.

A flexibilidade é algo ainda mais atrativo para esse tipo de negócio. A venda acontece, e nem é preciso estar presente. Tudo funcionando perfeitamente, o consumidor pode comprar qualquer coisa em qualquer momento e o empreendedor pode administrar tudo de qualquer lugar, em tempo real.

Tem como ser um empreendedor sem pensar nos lucros? Impossível! Esse é o outro fato a vantagem dos negócios online sua expansão é muito mais rápida. Isso acontece por que a internet ajuda o produto ou serviço a chegar muito mais longe do que se fosse comercializado apenas offline. Dessa forma, o retorno financeiro é mais rápido.   

     

Por onde começar

Não é porque a empresa está instalada online que há menos trabalho ou que tudo é feito de forma mais amadora, antes o contrário. Se está pensando como ganhar dinheiro na internet, o melhor é fazer uma pesquisa de mercado e um plano de negócios. Muitas empresa não conseguem se manter por muito tempo, pois falta foco e planejamento.

Desenvolva o produto ou o serviço que queria disponibilizar e identifique para qual nicho ele será direcionado.

Algo de muita importância é também pensar em uma estratégia de publicidade que o produto ou serviço chega até o nicho desejado . 

Outro ponto importante é você trabalhar o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Ser um empreendedor(a) digital significa estar sempre atento às novidades do mercado.

Isso causa total diferença na forma de você empreender, pois estando atento(a) sua capacidade de alcançar um nicho ainda maior torna sua busca por empreender ainda mais interessante.

 Então, já comece a colocar no papel os insights para o seu negócio online.

Texto adaptado por: Mariliza Grolla

Gostou deste artigo?

Se inscreva em meu canal do Youtube para ficar por dentro das novidades do mundo do empreendedorismo digital!