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Chatbots valem a pena?

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Chatbots valem a pena?

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 Chatbots valem a pena?

Com excelentes retornos, os assistentes virtuais chamados chatbots chegam para revolucionar a forma de interação entre empresas e clientes.

Mas tenha cautela na hora de implantar um

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A proliferação dos robôs virtuais chegou com o chatbot no facebook messenger há cerca de um ano.

Com potencial indiscutível para as empresas, a sua aplicação exige cautela. Iremos te mostrar algumas situações.

Segundo relatório da Imperva, realizado em 2016, mais de 50% do tráfego na rede são gerados por bots e destes, metade são “bots do mau”.

Benefícios do Bot para seu negócio

Na busca de alternativas na interação entre empresa/cliente, os bots estão sendo alternativas interessantes e a forma mais escolhida.

Entre as vantagens estão:

Não exigem recursos humanos em tempo integral;

E com isso é possível automatizar o SAC que atenderá o cliente em tempo integral.

 

Desvantagens de um chatbot para sua empresa e clientes

Com relação a tecnologia, a desvantagem está no mau uso da ferramenta.

A euforia inicial tanto da empresa quanto do cliente muitas vezes oculta as frustrações.

Quanto aos usuários está o recebimento de spams ou a falta de retorno/resposta para as dúvidas.

E a empresa neste processo acaba sendo prejudicada por julgamentos negativos.

Uma aplicação correta do bot precisa de planejamento.

O chatbot precisa ter utilidade, ele tem que resolver problemas ou  dúvidas do cliente ou usuário.

E a diferença pode estar nos tipos de bots.

Eles podem ser bem estruturados mas delimitado de perguntas e respostas como os bots de comando. e os transacionais que possuem inteligência artificial no atendimento ao cliente.

Bem, para um bom uso e aproveitamento da tecnologia bot é necessário que a empresa capacite o assistente e o integre aos seus sistemas e CRM.

Dessa forma será possível desfrutar de seus benefícios e aproveitar os resultados positivos com maior eficiência.

E o cliente por sua vez poderá experimentar uma boa experiência e com isso gerar uma economia nos custos operacionais e aumentar as vendas da empresa.

Para que a solução contratada seja mesmo inteligente e você esteja realmente decidido a implementar um chatbot no seu negócio é preciso responder a si mesmo os seguintes questionamentos:

 

Responda agora as 10 questões e veja se você está pronto para implantar o seu Bot

1-Esta tecnologia é o que a empresa precisa?
2- O chatbot é especializado em atendimento ao cliente?
3- O fornecedor tem experiência na indústria em que a empresa atua? Que clientes do setor ele atende?
4- Consigo visualizar casos efetivos e ativos?
5- O fornecedor consegue fazer uma demonstração personalizada funcional para a minha empresa?
6- O chatbot tem estado de memória para manter um diálogo fluido, entendendo o contexto?
7- O bot aprende com os usuários e consegue evoluir?
8- Quais serão os recursos necessários e qual é o tempo de implementação?
9- Que relatórios terei ao meu dispor?
10- Conseguirei integrar o bot à outras soluções, como meus sistemas legados e tecnologias de terceiros?

 

Caso o seu fornecedor não complete todas as 10 questões, você precisa continuar procurando pelo seu chatbot.

Dúvidas? O que achou de buscar um chatbot para interagir com seus clientes?